SARGENTO Tarcísio

NA MAIOR parte desses mais de 30 anos de minha carreira na FAB exerci atividades na área de recursos humanos, o que me deixou muitas vezes com o senso de realização, a consciência do dever cumprido. Uma das razões da alegria que sentia era em razão da oportunidade que tinha em servir ao meu próximo. Além da mera obrigação funcional, ver o sorriso de agradecimento no rosto alheio era para mim uma coisa que nunca teve preço.

Uma das minhas manias era saber de memória o nome completo de boa parte do efetivo da Unidade. Não só da unidade, mas alguns outros nomes me ficaram na memória até hoje.

Um dia em Belém, vi saindo do cassino de suboficiais e sargentos uma figura muito conhecida de todos nós, que convivemos juntos aqueles dois anos na Escola.

Gritei: “Tarcísio Rodrigues de Farias!!!”. O suboficial Tarcísio voltou-se pra mim e me abraçou. Emocionado, disse-me: “Vê só, Valentim”, apontando para o antebraço esquerdo, “Estou até arrepiado”.

O fato de eu o ter reconhecido, travado diálogo com ele, e ainda por cima ter lembrado de seu nome completo o emocionou, emocionando também a mim, que admirava o jeitão espontâneo daquele sargento que nos dava instrução de DL-AT e regulamentos, intercalando com alguns palavrões, que longe de nos ofender deixavam o ambiente relaxado. Divertíamos-nos com ele.
Ainda lembro que havia sempre alguém, para provocá-lo e também para que todos desse risadas, que perguntava: “E o bizu, sargento?”. “Bizu é…” – respondia Tarcísio numa rima conhecida. E a risada era geral.  (BLOGUE do Valentim em 05mar2015)
DEIXE um comentário!

