CHAPLIN: 45 anos sem o gênio do Cinema!

Avatar de Valentim

CHARLES Spencer Chaplin foi um ator, humorista, diretor, produtor, dançarino, roteirista, músico e empresário britânico, que viveu entre 16 de abril de 1889 e 25 de dezembro de 1977. Seu pai, que também se chamava Charles Spencer Chaplin, era ator e vocalista; Hannah Chaplin, sua mãe, era cantora e atriz. Ambos tentavam ganhar a vida no music-hall inglês, nos circos ou em qualquer palco decadente dos subúrbios londrinos da segunda metade do século 19. Charlie herdou de seus pais o único bem que podiam lhe transmitir: o dom artístico.

O menino Charlie vivia sua infância miserável em companhia de sua mãe e de seu meio-irmão Sydney, a quem muito estimava. O pai, alcoolista, havia constituído outra família, morrendo de cirrose hepática quando Charlie tinha doze anos. Hannah, que perdera a voz por problemas de laringe, finda seus dias padecendo de distúrbios mentais causados pela desnutrição.

Não bastando a infância miserável — ou talvez como consequência dela –, a vida privada do Chaplin adulto veio a ser bastante conturbada. Casou-se por quatro vezes: aos 28 anos, com Mildred Harris, de apenas 16 anos. Depois, com Lita Grey, que também tinha 16 anos de idade. Mais tarde, com Paulette Goddard. E, definitivamente, aos 54 anos, com Oona O’neil, 18 anos. Neste último relacionamento, apesar da enorme diferença de idade, o casal viveu feliz por longos 34 anos, tendo oito filhos. Ao todo, Chaplin foi pai de onze filhos.

Sobrevivendo como vendedor de jornais, tipógrafo, fabricante de brinquedos, soprador de vidros, recepcionista de médico, além de outros subempregos ocasionais, Charlie jamais perdia de vista a resolução de ser ator. Era apenas um garoto. Assim, entre uma atividade e outra, engraxava os sapatos, escovava a roupa, punha um colarinho limpo e visitava periodicamente as agências teatrais londrinas. Fez isso até que o estado deplorável de sua roupa o proibisse de mais visitas.

Quando as esperanças pareciam tê-lo abandonado de vez, eis que Charlie recebeu um comunicado:

“Favor comparecer à Agência Blackmore, Bedford Sreet, Strand.”

Continua…

L.s.N.S.J.C.!

Publicidade

DEIXE um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: