OSCAR Niemeyer!

Avatar de Valentim

Continuação da postagem de 19dez.2022.

SEMPRE humilde, independente de posição social de quem por seu caminho cruzasse. Do livro de Marcos Sá Corrêa registramos:

Não há tabuleta anunciando o arquiteto, mas a uma esquina de distância o flanelinha José Luiz da Silva, lavando carros no calçadão, aponta o escritório com o dedo: “É aquele ali, ó.” ‘Como sabe?’ “Conheço muito o doutor Niemeyer. Ele para para conversar comigo quase todo dia e dá dinheiro aí na rua para todo mundo.” Mais uns passos e o porteiro José Manoel da Silva, com a autoridade de quem começou a carreira na administração do prédio cuidando da faxina lá pela década de 1950, completa as indicações: “Pode subir. ele é pessoa muito simples, Brinca com a gente, diz besteira. Uma vez eu falei sobre ele com um repórter, sem saber que o sujeito estava gravando. No dia seguinte, saiu tudo no jornal e ele me chamou no escritório para me assustar: “Olha aqui ô filho da puta, você fica falando de mim para os outros por aí. Mas a entrevista ficou boa, hein”. (p. 14)

Um pouco mais nas palavras do desapegado Niemeyer, já idoso e consagrado:

Meus compromissos pessoas e familiares, assumidos em época de fartura, foram se multiplicando, e o que eles me preveniam, aconteceu. Minha filha Anna Maria ficou incumbida de controlar as despesas familiares, advertindo-me assustada: ‘Papai, pára de ajudar todo mundo!’. O que fazer? É um desejo que não consigo refrear. Quando dei um apartamento para o Prestes, queria evitar que ele, desprotegido como era, enfrentasse problemas de moradia. Quando dei uma casa ao motorista… mas isso tudo representa o passado. Agora, o mesmo desprendimento dificulta-me adotar a posição realista tão lógica e generosamente defendida por todos. (Oscar Niemeyer em As curvas do tempo, p. 243)

O já centenário Oscar Niemeyer, comunista e ateu, uma vida dedicada à Arquitetura, aos amigos, aos irmãos e a quem dele precisasse. Um exemplo de figura humana, que em vida foi muito além do genial arquiteto brasileiro conhecido mundialmente (imagem: Google)

E isto é um pouco da vida de Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho, muito além do genial arquiteto brasileiro que o mundo respeita — cuja figura humana e ações vão muito além de qualquer prática cristã — mas que poucos conhecem. Um grande ser humano, um idealista que aceitou a tarefa de ajudar a construir Brasília por acreditar no gênio inventivo brasileiro. Se o brasileiro é capaz de construir uma cidade, a capital do país, a partir do zero, então pode mudar a sociedade — acreditava.

Precisamos conhecer melhor nossos verdadeiros heróis, e reverenciá-los.

L.s.N.S.J.C.!

Publicidade

DEIXE um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: