SAIU no jornal: Crime real que virou romance!

RADICADO no Paraná desde 2009, o escritor paraense Antonio Valentim lançará em novembro deste ano seu segundo livro, com uma narrativa em que resgata um crime muito famoso que ocorreu no Rio de Janeiro da década de 1950. Publicada pela Editora Viseu, a obra está disponível para vendas em plataforma on-line.

Livro sobre o Crime do Sacopã repercute

O Misterioso Crime do Sacopã é o título do novo livro, evocando como ficou conhecido o assassinato do bancário Afrânio Arsênio de Lemos. “No livro eu conto sobre o crime, dando detalhes de quando o corpo do bancário foi encontrado no próprio automóvel, um Citroën preto. As investigações policiais levaram às suspeitas sobre o paraense Alberto Jorge Franco Bandeira, 2º tenente-aviador. A vítima tinha fama de ser um conquistador incorrigível, relacionando-se com mulheres de todos os estados civis e níveis sociais. E essa característica de Afrânio foi o que levou a Polícia à jovem Marina Andrade Costa, de 18 anos, que era um dos cinco nomes listados num caderno que estava junto ao corpo da vítima. Marina, na época, namorava o tenente Bandeira”, detalha o autor.

Livro está à venda nas plataformas on-line

Antonio conta que esse crime repercutiu bastante na sociedade carioca, pois partia de um triângulo amoroso (Afrânio, Marina e Bandeira). “Inclusive há um vídeo do antigo programa ‘Linha Direta’, da TV Globo. No entanto, após exaustivas pesquisas, eu detalho a situação apontando a inocência de Bandeira, que foi envolvido para encobrir a culpa de uma família importante, exatamente a de um coronel do Exército e influente diretor da Estrada de Ferro Central do Brasil, o senador Alencastro Guimarães. Muitas são as evidências que ponho no livro sobre a polícia ter fabricado o caso de modo que a culpa somente recaísse em Bandeira, que era o elo mais fraco. Não houve provas técnicas contra ele, apenas testemunhos suspeitos e incoerentes”, conta o autor, acreditando que a história renderia uma bela novela de tevê.

Marina, o pivô da trama

Antonio Valentim diz que desenvolveu uma forma própria em suas histórias, para prender a atenção do leitor. “Denomino o gênero histórico-literário, em razão de ser um fato histórico, porém narrado em forma de romance, em que insiro todas as funções da linguagem (expressiva, emotiva, poética, fática…). Com isso, pretendo deixar a história interessante aos olhares do público, principalmente do público feminino. Sendo um fato histórico, um documento sério, me baseio em fartas reportagens de jornais de jornais e revistas cariocas da época – nos anos de 1950, no Rio havia em torno de 20 periódicos circulando -, além de em livros posteriores ao fato, uma vez que foi um caso que rendeu publicidade durante anos”, explica o escritor.

Antes desse livro, o autor escreveu O País dos Militares e dos Bacharéis. “Nessa obra, eu, por ser capitão reformado, falo sobre as atuações políticas, sejam elas conspirações, tentativas de golpes, dos militares da FAB contra os governos de Getúlio Vargas e de Juscelino Kubitschek. A semelhança com a atual obra é que em ambas eu conto um fato e reviso a história trazendo elementos desconhecidos do grande público. Abordo situações – e por isso, faço ilações também – que nenhum outro autor fez”, descreve Valentim.

O fatídico Citroën onde foi encontrado o corpo de Afrânio

Sua principal influência para escrever as duas obras foi a sua formação acadêmica. Formado em Letras e formado pela Aeronáutica, Antonio Valentim ingressou na Escola de Especialistas de Aeronáutica (Guaratinguetá – SP) em 1977, e seguiu a carreira até chegar ao posto de capitão.

(Diário do Pará, caderno Você, página 2, edição de segunda-feira, 26set.2022)

À venda nos seguintes endereços:

  1. Editora Viseuhttps://www.editoraviseu.com.br/o-misterioso-crime-do-sacopa-prod.html
  2. Americanashttps://www.americanas.com.br/produto/5658249961?pfm_carac=o-misterioso-crime-do-sacopa&pfm_index=1&pfm_page=search&pfm_pos=grid&pfm_type=search_page&offerId=62fbc322adbc5f39b96b873c
  3. Submarinohttps://www.submarino.com.br/produto/5658249961?pfm_carac=o-misterioso-crime-do-sacopa&pfm_index=1&pfm_page=search&pfm_pos=grid&pfm_type=search_page&offerId=62fbc32154697ab5b63beff0
  4. Amazonhttps://www.amazon.com.br/misterioso-Crime-do-Sacop%C3%A3/dp/6525423015/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&crid=3SGM3RYSBCTX5&keywords=o+misterioso+crime+do+sacop%C3%A3&qid=1662558650&sprefix=o+misterioso+crime+do+sacop%C3%A3%2Caps%2C227&sr=8-1
  5. Livraria Cultura (e-book)https://www3.livrariacultura.com.br/o-misterioso-crime-do-sacopa-892261089/p

L.s.N.S.J.C.!

Publicidade

DEIXE um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: