O CRIME do Sacopã!

[…] POR FIM, temos que reconhecer que Antonio Valentim, dentro da história recente, promoveu a formidável oportunidade de se rever a justiça, a força da imprensa e a evolução do comportamento social, sem se importar com o tempo. Temas como os “Ossos de Dana de Teffé”, o “Advogado do Diabo” e o “Homem da Capa Preta” estão na obra, não para ilustrar, mas por contexto próprio do julgamento do Sacopã – são partes do desfecho.

A bordo do Citroën negro foi encontrado um corpo. Era o cadáver do dono do automóvel, o bancário Afrânio Arsênio de Lemos. (fonte: Internet)

Não custa lembrar que o julgamento do aviador, o tenente Bandeira, foi em 1954, concomitante ao assassinato de outro aviador, o major Vaz, que culminou com o 24 de agosto de Getúlio. Tudo resolvido a bala, sem contar que, naquela época, os códigos engatinhavam.

O tenente Bandeira. Imagens de seu julgamento em 1954 (fonte: Internet)

Para prefaciar eu devo ter exagerado em reler, reler de novo e reler mais toda a obra, menos a conclusão, por acordo. Afirmo e reafirmo sem medo de errar: acabei toda a leitura com o gostinho de ter topado com o estilo de Machado de Assis, junto com a trama de Shakespeare na mesma obra. Não tenho dúvidas da iluminação especial do amigo Antonio Valentim, ao se debruçar sobre o infortúnio do tenente Bandeira, conterrâneo da terra Marajoara. Quanto a mim, que assino o prefácio, na trajetória de leitor inveterado, é claro que me senti honrado. Entretanto, confesso que ler e reler a obra quente, no forno, foi bem mais emocionante – era a obra que eu queria ter escrito.

Santa Maria de Belém do Grão-Pará, 3 de janeiro de 2022.

JOAN DE CASTRO ALVES

VALENTIM, Antonio. O Misterioso Crime do Sacopã, pág. 12. Maringá: Viseu, 2022.

L.s.N.S.J.C.!

DEIXE um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: