OS ERROS de Vargas!

PARA RUBENS Vidal Araujo, Vargas cometeu em seu segundo governo quatro erros:

“Aliou-se, sem necessidade a um oportunista, Ademar de Barros, já o conhecendo bem, tornando sua carga mais pesada, em vez de aliviá-la; afastou-se de Perón, um aliado poderoso; elegeu um governador do Rio Grande, um estado-chave, um homem displicente, que não o socorreu quando devia; e teimou em governar com os inimigos.” (destacamos)

Juan Domingo Perón (fonte: Internet)

Completa o jornalista:

“Em política o inimigo pode ser perdoado, mas não premiado. […] Acrescente-se a tudo isso um quinto erro fatal: a recusa ao auxílio de Estillac oferecido na hora decisiva. (destacamos)

Acrescentamos mais um:

A nomeação (e a manutenção no cargo) do ministro da Aeronáutica, aquele que, embora exercendo um cargo político, não fazia política. Conhecendo Vargas a inoperância de Nero Moura, não o substituiu. O verdadeiro comandante da FAB, o brigadeiro Eduardo Gomes, fazia política dia e noite. Mais tarde, sabendo que presidente nenhum, naquela época, governava sem o apoio dos militares e do parlamento, Juscelino não incorreria em erros semelhantes conseguindo cumprir os cinco anos de mandato.

Ademar de Barros, governador de São Paulo (fonte: Internet)

Somente mais tarde – demasiado tarde – Moura descobriria que não tinha nenhuma autoridade sobre a FAB. Surpreso, soube que não havia sido convocado para uma reunião dos ministros militares. Vargas cometeria suicídio daí a uma semana.

Quanto à aliança com Perón, aí teria sido a oportunidade de afastar de vez a nefanda proximidade e dependência do Grande Irmão do Norte, cujo governo detesta alianças entre países considerados como seu quintal. Oportunidade perdida que não voltaria jamais, como teria dito Tagore.

VALENTIM, Antonio. O País dos Militares e dos Bacharéis, páginas 219 e 220. Rio de Janeiro: Autografia, 2021.

L.s.N.S.J.C.!

DEIXE um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: