Categorias
Uncategorized

O QUE escrever agora?

DEPOIS de 180 páginas formato A4, senti no peito um grande vazio. E agora, o que fazer? Qual seria a minha próxima empreitada?

Escrever está no meu sangue.

No fecho das páginas que me proponho a transformar em livro carquei lá: “Vamos à história dos subúrbios”. Significa dizer que farei uma releitura sobre a obra de Machado de Assis, focalizando especialmente a metalinguística Dom Casmurro. Afinal, há mais de um século é de interesse público saber se Bento Fernandes Santiago foi – ou não foi – atraiçoado por sua esposa Maria Capitolina e por seu compadre Escobar.

Mas uma das grandes dificuldades para mim é achar o fio da meada. Não é fácil. Outra: é me convencer de que realmente o assunto me apaixona. Isso porque, além de conhecer o assunto, para mim, o escritor deve ter paixão pelo tema.

Minha obra recente foi sobre a Força Aérea Brasileira em seus primórdios. Isso vai de 1941 a 1959. Aí vão algumas razões: primeiro, sou da Aeronáutica; segundo: os aviadores de então fizeram e aconteceram, de início indo às frentes de batalha, cumprindo a missão para a qual foram preparados, depois envolvidos em política e revoluções. De tudo isso, além de inúmeras fontes a abastecer-me, há a experiência nada desprezível de trinta anos de quartel.

Agora, além das histórias de subúrbio, fico também entre outros dois assuntos, ambos relacionados direta ou indiretamente à FAB. Um é o crime do tenente Bandeira, até hoje uma incógnita, tal qual o adultério de Capitu. Outra é sobre o tenente Danilo e outros heróis de guerra.

Literatura ou História? Tal é a questão – como diria Machado.

Mas, além da verve, não basta a vontade de escrever. Diferente de “O País dos Militares e dos Bacharéis”, que está no prelo, para esses três assuntos há pouca literatura. Em todo o caso, pretendo que sejam releituras, nas quais terei que conduzir o leitor a outros “senões”.

Mas, decidido a iniciar, preciso achar o tal fio da meada. Vamos ver!

L.s.N.S.J.C.!

Por Valentim

Escritor paraense radicado no Paraná, Antonio Valentim é autor do livro "O País dos Militares e dos Bacharéis" e de "O Misterioso Crime do Sacopã", este ainda em projeto.
Passeia também pelo canal BLOGUEdoValentim!, do YouTube,
L.s.N.S.J.C.!

DEIXE um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s