PORTÕES abertos na Base Aérea de Belém apresentou helicóptero


A FORÇA  Aérea mostrou a Aeronave caracal, que atinge 324 km/h, transporta 27 pessoas e 4 t de carga

Já está em operação no Pará o helicóptero H-36 Caracal, modelo francês adquirido pelo Brasil para serviços militares, como o resgate de pessoas e transporte de carga. A aeronave pôde ser conferida ontem, durante o “Portões Abertos”, programa da Base Aérea de Belém que tenta aproximar comunidade e forças armadas.

O H-36 Caracal tem capacidade para atingir 324 quilômetros por hora, transportar 27 passageiros e quatro toneladas de carga e, ainda, atingir alto grau de precisão no pouso por causa do piloto automático avançado. Segundo o tenente Ronald, um dos 32 aviadores que integram o esquadrão Falcão, que opera o Caracal, o helicóptero é muito útil na Amazônia porque ele permite o pouso em circunstâncias bem adversas.

A primeira operação com a aeronave foi realizada no mês passado, próximo ao município de Jacareacanga. Sete pessoas foram mantidas na tribo indígena Kayabi e resgatadas pela Polícia Federal.

“Na aldeia não existia pista, mas o Caracal é capaz de pousar em áreas muito restritas. Ele é útil em missões de transporte aerologístico, de tropas e de busca e resgate”, reforça o tenente.

Em outras épocas, o serviço era realizado pelas aeronaves C-47 (Douglas) e C-10 (Catalina) que agora fazem parte do acervo histórico da Base Aérea de Belém e que ontem estavam entre os 38 aviões expostos ao público.

Quem participou do Portões Abertos pôde saber mais sobre a função de cada um dos aviões, tirar fotos ao lado das aeronaves, assistir demonstrações como a da Esquadrilha da Fumaça e, ainda, ser solidário doando um quilo de alimento para instituições filantrópicas.

A expectativa da organização era receber cerca de 50 mil pessoas durante todo o dia. Para estimular a doação de alimentos, foram sorteados oito passeios em voos panorâmicos.

A programação deverá ser repetida no próximo ano. Tradicionalmente, ela é realizada em todo o País em comemoração ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), no dia 23 de outubro. (portal ORM, Belém, Brasil)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: