SOLDADO da Aeronáutica salva vida e é homenageado pelo Exército em Porto Velho

O SOLDADO da Força Aérea Brasileira Bruno Rodrigo de Sousa Furtado, 20 anos, do efetivo da Base Aérea de Porto Velho (RO) recebeu, na sexta-feira (23set.), o título Amigo do Hospital de Guarnição de Porto Velho. A homenagem prestada pelo Exército Brasileiro foi um reconhecimento por ato de coragem e  bravura.

Na tarde de 21ago., o soldado Rodrigo mergulhou em um igarapé com  mais de cinco metros de profundidade para resgatar o motorista de uma caminhonete que estava submersa, depois de um acidente em  uma ponte na BR 364, no  sentido Porto Velho-Rio Branco. “Quando ouvi as pessoas gritando por ajuda, não pensei duas vezes; pulei e tirei o motorista“, conta Rodrigo que ainda fez massagem cardíaca na vítima até a chegada dos bombeiros. Segundo ele, a maior dificuldade  foi abrir a porta do carro que estava travada.

Depois do resgate, Rodrigo descobriu que o motorista era Jones Cassiano Voitena Gomes, de 23 anos, soldado do Exército.  Para o Diretor do Hospital do Exército, Tenente Coronel Médico José Edacyr Simm, o que chamou a atenção no ato do Soldado Rodrigo foi a coragem e o desprendimento. “Ele arriscou a própria vida para salvar nosso soldado“, afirmou.

Para o soldado Jones, o resgate marca o início de uma nova amizade. “Tenho informações que muita gente estava observando e apenas ele teve a iniciativa, não é qualquer um que arrisca a vida para salvar a de outra pessoa que nem conhece“, disse o soldado que passou sete dias na UTI. (fonte: sítio do Comando da Aeronáutica // http://www.fab.mil.br/)

AÇÕES como essa, verdadeiros atos de heroísmo de pessoas que primeiramente pensam no seu semelhante, e não em si mesmo, a ponto de arriscar a própria vida, são dignas de louvor. Muito me envaidece saber que há ainda pessoas assim, genuínos cristãos, do quilate de um Bruno Rodrigo Rodrigo de Sousa Furtado. Valeu, meu irmão!

AMAI-VOS uns aos outros como eu vos tenho amado.

62 respostas para “SOLDADO da Aeronáutica salva vida e é homenageado pelo Exército em Porto Velho”.

  1. Avatar de expedita silvino dos santos
    expedita silvino dos santos

    parabéns soldado, pelo seu ato de heroísmo e pela sua beleza interna e externa.

    Curtir

  2. Avatar de ANTONIO Valentim
    ANTONIO Valentim

    De fato, foi um ato de quem ama realmente o seu semelhante a ponto de por a própria vida em risco

    Curtir

  3. Avatar de Adriana
    Adriana

    Oi Capitão Valentin queria saber se o senhor sabe o facebook, ou msn ou telefone do soldado Jones Cassiano Voitena Gomes, pois eu o conheci em um onibus indo pra Ouro Preto, e desde então o tenho procurado é uma coisa meio estranha sinto que preciso encontar com ele falar com ele, sou professora e tenho 30 anos, se o senhor puder me ajudar eu agradeço desde já.

    Curtir

  4. Avatar de ANTONIO Valentim
    ANTONIO Valentim

    Obrigado, Adriana, por seu comentário e sua visita ao blogue. Infelizmente não sei.

    Curtir

  5. Avatar de Edson Rubens
    Edson Rubens

    Esse guerreiro merece uma promoção no seu quadro de graduados. O Brasil deve reconhecer isso!

    Curtir

  6. Avatar de Antônio
    Antônio

    Bravo. O Rodrigo é uma pessoa desprendida. Vive para servir, ajudar alguém e não escolher a quem. Ótima atitude. Meus parabéns.

    Curtir

  7. Avatar de Edirlei brito Rocha
    Edirlei brito Rocha

    ele só fez o que devia ter feito o qual teve trenamento pra realizar o feito, ñ devemos nos promover em cima da miséria do nosso semelhante

    Curtir

  8. Avatar de Lucas Sousa
    Lucas Sousa

    Mano, estamos no Brasil, isso aí é difícil de acontecer.

    Curtir

  9. Avatar de rafael Borba
    rafael Borba

    Senhor!
    Vós que disseste ao Infante
    Dominai sobre todas as criaturas
    Fazei-me forte de corpo e alma
    Dai-me a graça de saber lutar com lealdade
    E vencer com justiça
    Mas se não merecer a vitória
    Morrer com dignidade
    INFANTARIA !
    BRASIL !!!

    Parabens guerreiro!

    Sd.2°RF Borba

    Curtir

  10. Avatar de Fábio Otero Gonçalves
    Fábio Otero Gonçalves

    Esse honra a farda. A Medalha do Pacificador e do Mérito Santos Dumont deveria ir é para esses casos, não para mensaleiros condenados.

    Curtir

  11. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    Parabéns, Guerreiro! Nobre ação com distinta coragem e bravura.

    Curtir

  12. Avatar de Weslley Da Silva
    Weslley Da Silva

    Muito bom o ato de bravura desse militar, as pessoas tem que dar mais valor para os soldados da aeronáutica e do exercito na minha opinião esse soldado de 2º classe tem que ser pelo menos promovido a Cabo, pois ninguém ia ter a coragem que ele teve de arriscar a própria vida.

    Curtir

  13. Avatar de Lemuel
    Lemuel

    Educar é também reforçar o exemplo positivo, Edirlei. Principalmente exemplos como o do soldado Bruno, e não dizer: “Você não fez mais que sua obrigação”.
    Sua frase pode ser aplicada ao governo, quando ele decidir parar de nos roubar, e nos dar serviços públicos coerentes com o valor absurdo que pagamos ao invés de enriquecer os seus parceiros internos para garantir mais um mandato de roubos.

    Miséria é o comportamento padrão da nossa sociedade atual, que vê o semelhante em dificuldade e fica olhando impassivo como expectadores de um reality show. Miséria é ligar a TV e ver o tipo de comportamento que nossa sociedade celebra. O malandro, o que leva vantagem, o que ignora a família por amor ao dinheiro. O que rouba enquanto veste a máscara de vítima da sociedade. O que vê uma pessoa morrer ao seu lado e não faz absolutamente nada.

    Enquanto atitudes como a do soldado Bruno não forem o padrão da nossa sociedade elas devem sempre ser promovidas para servir de exemplo. Sempre.

    Curtir

  14. Avatar de Auri Antunes de Oliveira
    Auri Antunes de Oliveira

    Não caberia aqui a indicação para uma medalha?

    Curtir

  15. Avatar de Alex
    Alex

    Porque este militar não foi condecorado com a medalha do pacificador como reage a sua portaria acima? Até o José Genuíno, condenado do mensalão, foi condecorado com esta medalha! Ou mesmo com a medalha da Vitória? Este diploma aí que o Cmt de OM e Diretor assina não vale de nada!! Qualquer um na função pode conceder, não reflete a homenagem justa do Exército Brasileiro a um jovem militar que arriscou sua vida em prol de um ser humano, Parabéns bravo soldado, que DEUS te abençoe sempre, Militares com este quilate deve ser seguido como exemplo por toda vida, Selva!!!

    Curtir

  16. Avatar de Eduardo Aquino
    Eduardo Aquino

    Neste nosso Brasil de pessoas que, em sua maioria, são individualista ele fez muito mais do que deveria ter feito, pois outros iriam tirar fotos do acidentado e publicar na internet, ele não, ele foi muito humano e não mediu as consequências e é desses homens (instrumento de Deus ) que precisamos no nosso país, no nosso mundo! Parabéns jovem, que continue assim em sua jornada da vida, com certeza nós nos orgulhamos de você e mais ainda de sua família, pois você foi moldado assim pelos seus pais e ou outros familiares. Obrigado por você existir !

    Curtir

  17. Avatar de José Carlos
    José Carlos

    Ele não teve treinamento.. digo isso porque servi a FAB por 4 anos, e lá não tem esse tipo de treinamento. A menos que ele seja do PARA-SAR, o que não é o caso. O cara teve coragem, determinação, iniciativa e outros adjetivos mais. Excelente atitude. Parabéns ao soldado.

    Curtir

  18. Avatar de ANDRÉ LUIZ
    ANDRÉ LUIZ

    esse é um verdadeiro “Soldado”…pois, se um dia ele jurou salvar a Pátria com o sacrifício da própria vida…o ato dele nesse acidente…ele provou…seu juramento, pois, o irmão de farda (EB) que ele salvou, é na prática, no dia-a-dia a nossa Pátria, por que ambos fazem parte “dela”….Que Deus abençoe junto as ilustríssimas famílias.
    Obs: ele deve e tem que receber a Mealha do Pacificador com Palmas…em cerimônia cívica-militar na capital do Brasil.

    Curtir

  19. Avatar de Pedro
    Pedro

    bravo zulu pelo ato de coragem, isso sim merece sair nos jornais, pois onde haviam pessoas sem atitudes você apareceu e salvou a vida do nosso irmão de arma, merece sim homenagens, meus parabéns amigo! BRASIL acima de tudo!

    Curtir

  20. Avatar de Thiago Nogueira
    Thiago Nogueira

    Atitude do Sd foi comum a qualquer militar das Forças Armadas. Está de parabéns por ter cumprido seu juramento no ato de ingresso, salvando o companheiro, arriscando sua própria vida. Infelizmente a grande maioria da população brasileira não tem essa ação humanitária e solidária, tendo em vista o que foi relatado na reportagem.

    Curtir

  21. Avatar de Daniela Jacondino
    Daniela Jacondino

    Atos como esse… nos dá a esperança de que nem tudo está perdido … que ainda existem pessoas honradas e de muito valor
    !! Bravo

    Curtir

  22. Avatar de Delcyr Inácio
    Delcyr Inácio

    …DIANTE DE TAMANHA INICIATIVA E CORAGEM PARABÉNS!!!
    …TUDO PELA AMAZÔNIA E PELO BRASIL, SELVÁÁÁ!!!

    Curtir

  23. Avatar de alexandre
    alexandre

    Fico feliz por vc ser assim !!! meu Amigo Bruno Rodriguinho 🙂
    Meus Parabéns…

    Curtir

  24. Avatar de Liciane
    Liciane

    Parabéns Rodrigo, lindo ato de coragem e amor ao próximo.
    O mundo seria muito melhor se as pessoas fizessem aos outros oque gostaríamos que fizessem a nós.
    Obrigada por ser quem tu és.

    Curtir

  25. Avatar de JOSÉ MEDEIROS DE OLIVEIRA
    JOSÉ MEDEIROS DE OLIVEIRA

    Adriana, não Tenho o Tel desse soldado mas acho que essa orientação possa lhe ajudar. Aqui vai o telefone da Base Aérea de Porto Velho (69) 3211-9700, quando o telefonista atender vc peça para ele transferir para a Seção de Comunicação Social da Base e aí, com certeza, eles irão lhe direcionar para o setor de trabalho em que o soldado serve. Como foi um ato de bravura isso torna-se público em todos os setores da Base Aérea mencione o caso que isso tornará mais fácil identificar o local de trabalho do soldado.
    Boa Sorte!
    Medeiros

    Curtir

  26. Avatar de ale
    ale

    Muito bom soldado, pena que nos das forças armadas não somos valorizados como deveriamos ser,tinha que haver mais oportunidade para quem adora a profissão militar,meus parabéns merecia ser promovido pelo ato de heroísmos.

    Curtir

  27. Avatar de Anny Benigno
    Anny Benigno

    Parabéns Bruno

    Curtir

  28. Avatar de ramon
    ramon

    muito bom campeao,vc ta de parabens éla suacoragem e atitude.

    Curtir

  29. Avatar de Ribamar
    Ribamar

    esse sabe o que significa um irmão de fé!!!!

    Curtir

  30. Avatar de Dr Japim
    Dr Japim

    Parabens ao Soldado, Parabens para quem o treinou pois é muito difícil se fazer Manobras de Ressuscitação com resultado positivo como o dele.

    Curtir

  31. Avatar de jefferson santos almeida
    jefferson santos almeida

    pós e Eduardo no mundo em que vivemos a realidade é outra existem sim pessoas humildes ainda neste mundo que deus continue abençoando a vida deste militar sempre ele foi um exemplo para todos.jefferson

    Curtir

  32. Avatar de carlos alberto silva conceicao
    carlos alberto silva conceicao

    No regulamernto das forças armadas há a promoção por ato de bravura. Se este não foi, já sei que nunca ninguém será. Só as punições que valem para os militares…

    Curtir

  33. Avatar de Vanderson GE
    Vanderson GE

    Lindo o ATO do Soldado da AERONÁUTICA, ou melhor do HOMEM de DEUS, pois o verdadeiro reconhecimento só será mesmo do NOSSO PAI – DEUS, pois infelizmente por parte dessas INSTITUIÇÕES o reconhecimento não passará de um “Diplominha ou um Certificadozinho” de GUERREIRO CORAGEM. Pessoas com ATOS como esse deveriam ser melhor aproveitadas, mas infelizmente vai passar o tempo OBRIGATÓRIO de SERVIR a PÁTRIA e o mesmo será descartado. Pena que “é assim que funciona a coisa em nosso País”. DEUS com certeza continua e vai abençoar e muito este JOVEM HOMEM.

    Curtir

  34. Avatar de Valéria
    Valéria

    O Exercito deveria da honras também aos médicos que trabalham em São Gabriel da Cachoeira Am e Tabatinga/Am, que fizeram concurso para atendetem militares e dependentes de militares e chegam nesses lugares e são obrigados a trabalhar para as prefeituras e estado de graça, são obrigados a fazer todos os atendimentos de urgência e emergência nas cidades e ainda como médicos legistas. Triste realidade, desabafo!!! Avisem isso para os amigos que estão vindo pro interior do Amazonas como aspirante. Eles não podem reclamar porque podem ser submetidos a alguma coisa, eu posso porque sou esposa e vejo meu marido triste a cada ida ao trabalho.

    Curtir

  35. Avatar de Marlene
    Marlene

    Ato heroico desse soldado, parabéns ., és um Anjo enviado por Deus .
    O atol de coragem desse Soldado faz toda diferença e ajuda a mudar o mundo.

    Curtir

  36. Avatar de Nelson
    Nelson

    Prezada Professora. Sugiro localizar no google o telefone da Base Aerea de Porto velho e pedir a eles esta informação

    Curtir

  37. Avatar de Claudio
    Claudio

    Parabéns Rodrigo pelo bom exemplo que deixa para o mundo.

    Curtir

  38. Avatar de Anderson Pereira
    Anderson Pereira

    Parabéns Bruno Rodrigo vc é um cara de muita coragem seu ato erotismo foi de plena bravura eu sou ex. SD da companhia de Policia do Exercito de salvador e nunca tinha visto um ato como esse fiquei muito emocionado com a sua atitude meus parabéns vc é uma pessoa iluminada que Deus lhe abençoe hoje agora e sempre.

    Curtir

  39. Avatar de sgt augusto
    sgt augusto

    merece uma comenda, pelo menos, num pq é um temporário q deixará de receber medalha!!!!

    Curtir

  40. Avatar de Jorge
    Jorge

    Parabéns Guerreiro da FAB! Nas Forças Armadas nem sempre os homens mais corajosos são os de maior patente. Neste episódio um militar não graduado demonstrou destemor ao salvar uma pessoa que nem sabia ser um irmão de armas.

    Curtir

  41. Avatar de Glauber Duques
    Glauber Duques

    Assim que der quatro anos de serviços completos, tchau e benção é assim que é tratado o soldado na FAB.

    Curtir

  42. Avatar de Manu
    Manu

    A questão não é o tempo que cada soldado contribui na instituição pq isso ele mesmo já entra sabendo e sim o ato heroico que o soldado em questão teve de salvar uma vida.

    Curtir

  43. Avatar de luiza
    luiza

    Isso que e um ato de coragem e bravura parabens!

    Curtir

  44. Avatar de Jorge Ricardo soares
    Jorge Ricardo soares

    Muito orgulho, desse grande soldado, que Deus continue te abençoando. Você é um grande exemplo a ser seguido. Abraços do amigo de farda do RJ, Soares.

    Curtir

  45. Avatar de cleyson
    cleyson

    Se fosse na polícia militar o soldado receberia uma promoção, mas na FAB o máximo que ele vai conseguir é enganar e cumprir os quatro anos dele e ir embora.

    Curtir

  46. Avatar de Alexandre Soares de Oliveira
    Alexandre Soares de Oliveira

    Meus sinceros parabéns soldado, soldado com alma de herói.

    Curtir

  47. Avatar de Hiran Hernane Hurpia
    Hiran Hernane Hurpia

    Esse é engrenado.

    Curtir

  48. Avatar de Narciso Varonil Internacional do Brasil.
    Narciso Varonil Internacional do Brasil.

    Parabéns grande guerreiro da nossa gloriosa Força Aérea Brasileira e que outros o tomem como Exemplo.

    Curtir

  49. Avatar de Marcio
    Marcio

    Kd a promoção por bravura?como sempre o velho tapinha nas costas.

    Curtir

  50. Avatar de WordPress. com
    WordPress. com

    O Regulamento do Corpo de Pessoal da FAB deveria ser alterado e promove-lo ao invés de dispensa-lo após os 4 anos.

    Curtir

  51. Avatar de Marcel
    Marcel

    Bom dia, como vc chegou à conclusão que esse soldado recebeu este tipo de treinamento? Sua afirmação foi baseada em que? Filmes norte americanos? Não seja uma pessoa arrogante só porque está atrás de uma tela, pequenas mudanças de atitude podem te fazer uma pessoa melhor, pense nisso.

    Curtir

  52. Avatar de aquiles
    aquiles

    essa estoria de bravura tina q chegar ate o programa do Luciano Hulk aonde tem um quadro aonde sao homenageado essas pessoas q fazem o bem..

    Curtir

  53. Avatar de Rodolfo Cheles
    Rodolfo Cheles

    Fui Soldado Da Força Aérea e esse é o nosso dever como militar ,se por em perigo pelo cidadão .
    Isso muitos só aprendem na Teoria e vc mostrou muita bravura Jovem , Que Papai do céu continue te iluminando com atitudes como essas que vc será muito recompensado , voce mudou o rumo de uma familia que poderia estar agora aos prantos e desequilibrada !!!
    Parabéns !!!
    Brasil Acima de Tudo
    Abaixo Somente de Deus !!!

    Curtir

  54. Avatar de Rodolfo Cheles
    Rodolfo Cheles

    Fui Soldado Da Força Aérea e esse é o nosso papel se por em perigo pelo cidadão .
    Isso muitos só aprendem na Teoria e vc mostrou muita bravura Jovem , Que Papai do céu continue te iluminando com atitudes como essas que vc será muito recompensado , voce mudou o rumo de uma familia que poderia estar agora aos prantos e desequilibrada !!!
    Parabéns !!!
    Brasil Acima de Tudo
    Abaixo Somente de Deus !!!

    Curtir

  55. Avatar de SERGIO CASTELLANO
    SERGIO CASTELLANO

    BRAVO BRUNO EU FARIA A MESMA COISA ,COM CERTEZA VOCÊ GANHOU UM PONTO LA EM CIMA .

    Curtir

  56. Avatar de Bruno rodrigo
    Bruno rodrigo

    Muito obrigado pelo reconhecimento de todos…. Isso se chama amor ao próximo !!!

    Curtir

  57. Avatar de Bruno rodrigo
    Bruno rodrigo

    Meu nobre procure saber mais antes de expor qualquer pensamento, nunca quis me promover com a miséria de ninguém, simplesmente fiz o meu papel de ser humano, não seja hipócrita….

    Curtir

  58. Avatar de Bruno rodrigo
    Bruno rodrigo

    Muito obrigado pelo reconhecimento meu amigo!!!

    Curtir

  59. Avatar de J.santos
    J.santos

    Merecedor de medalha e promoção por ato de bravura!!!!!

    Curtir

  60. Avatar de Antonio Valentim
    Antonio Valentim

    Caro amigo Bruno, você procedeu igual a qualquer ser humano decente, que pense primeiro no outro em vez de em si mesmo. Parabéns e continue assim, um cidadão de bem. Durante minha vida militar, sempre recomendava aos companheiros quando deixavam a farda: “procurem seguir o que viram de bom aqui no quartel. Sei que há muitas coisas que não são bom exemplo. Esqueçam isso, e levem para a vida civil apenas o que viram de bom, de correto. Façam isso e serão felizes.”

    Curtir

  61. Avatar de Odineia
    Odineia

    Achei extraordinário

    Curtir

  62. Avatar de Mario filho
    Mario filho

    O Sd. Rodrigo deixou as fileiras da Aeronáutica,foi agraciado com a medalha Bartolomeu de Gusmão e hoje faz o curso de medicina o qual concluirá nesse ano de 2017.

    Curtir

DEIXE um comentário!