SOLDADO da Aeronáutica salva vida e é homenageado pelo Exército em Porto Velho

O SOLDADO da Força Aérea Brasileira Bruno Rodrigo de Sousa Furtado, 20 anos, do efetivo da Base Aérea de Porto Velho (RO) recebeu, na sexta-feira (23set.), o título Amigo do Hospital de Guarnição de Porto Velho. A homenagem prestada pelo Exército Brasileiro foi um reconhecimento por ato de coragem e  bravura.

Na tarde de 21ago., o soldado Rodrigo mergulhou em um igarapé com  mais de cinco metros de profundidade para resgatar o motorista de uma caminhonete que estava submersa, depois de um acidente em  uma ponte na BR 364, no  sentido Porto Velho-Rio Branco. “Quando ouvi as pessoas gritando por ajuda, não pensei duas vezes; pulei e tirei o motorista“, conta Rodrigo que ainda fez massagem cardíaca na vítima até a chegada dos bombeiros. Segundo ele, a maior dificuldade  foi abrir a porta do carro que estava travada.

Depois do resgate, Rodrigo descobriu que o motorista era Jones Cassiano Voitena Gomes, de 23 anos, soldado do Exército.  Para o Diretor do Hospital do Exército, Tenente Coronel Médico José Edacyr Simm, o que chamou a atenção no ato do Soldado Rodrigo foi a coragem e o desprendimento. “Ele arriscou a própria vida para salvar nosso soldado“, afirmou.

Para o soldado Jones, o resgate marca o início de uma nova amizade. “Tenho informações que muita gente estava observando e apenas ele teve a iniciativa, não é qualquer um que arrisca a vida para salvar a de outra pessoa que nem conhece“, disse o soldado que passou sete dias na UTI. (fonte: sítio do Comando da Aeronáutica // http://www.fab.mil.br/)

AÇÕES como essa, verdadeiros atos de heroísmo de pessoas que primeiramente pensam no seu semelhante, e não em si mesmo, a ponto de arriscar a própria vida, são dignas de louvor. Muito me envaidece saber que há ainda pessoas assim, genuínos cristãos, do quilate de um Bruno Rodrigo Rodrigo de Sousa Furtado. Valeu, meu irmão!

AMAI-VOS uns aos outros como eu vos tenho amado.

Anúncios

62 comentários sobre “SOLDADO da Aeronáutica salva vida e é homenageado pelo Exército em Porto Velho

  1. Oi Capitão Valentin queria saber se o senhor sabe o facebook, ou msn ou telefone do soldado Jones Cassiano Voitena Gomes, pois eu o conheci em um onibus indo pra Ouro Preto, e desde então o tenho procurado é uma coisa meio estranha sinto que preciso encontar com ele falar com ele, sou professora e tenho 30 anos, se o senhor puder me ajudar eu agradeço desde já.

    • Adriana, não Tenho o Tel desse soldado mas acho que essa orientação possa lhe ajudar. Aqui vai o telefone da Base Aérea de Porto Velho (69) 3211-9700, quando o telefonista atender vc peça para ele transferir para a Seção de Comunicação Social da Base e aí, com certeza, eles irão lhe direcionar para o setor de trabalho em que o soldado serve. Como foi um ato de bravura isso torna-se público em todos os setores da Base Aérea mencione o caso que isso tornará mais fácil identificar o local de trabalho do soldado.
      Boa Sorte!
      Medeiros

    • Educar é também reforçar o exemplo positivo, Edirlei. Principalmente exemplos como o do soldado Bruno, e não dizer: “Você não fez mais que sua obrigação”.
      Sua frase pode ser aplicada ao governo, quando ele decidir parar de nos roubar, e nos dar serviços públicos coerentes com o valor absurdo que pagamos ao invés de enriquecer os seus parceiros internos para garantir mais um mandato de roubos.

      Miséria é o comportamento padrão da nossa sociedade atual, que vê o semelhante em dificuldade e fica olhando impassivo como expectadores de um reality show. Miséria é ligar a TV e ver o tipo de comportamento que nossa sociedade celebra. O malandro, o que leva vantagem, o que ignora a família por amor ao dinheiro. O que rouba enquanto veste a máscara de vítima da sociedade. O que vê uma pessoa morrer ao seu lado e não faz absolutamente nada.

      Enquanto atitudes como a do soldado Bruno não forem o padrão da nossa sociedade elas devem sempre ser promovidas para servir de exemplo. Sempre.

    • Bom dia, como vc chegou à conclusão que esse soldado recebeu este tipo de treinamento? Sua afirmação foi baseada em que? Filmes norte americanos? Não seja uma pessoa arrogante só porque está atrás de uma tela, pequenas mudanças de atitude podem te fazer uma pessoa melhor, pense nisso.

    • Meu nobre procure saber mais antes de expor qualquer pensamento, nunca quis me promover com a miséria de ninguém, simplesmente fiz o meu papel de ser humano, não seja hipócrita….

      • Caro amigo Bruno, você procedeu igual a qualquer ser humano decente, que pense primeiro no outro em vez de em si mesmo. Parabéns e continue assim, um cidadão de bem. Durante minha vida militar, sempre recomendava aos companheiros quando deixavam a farda: “procurem seguir o que viram de bom aqui no quartel. Sei que há muitas coisas que não são bom exemplo. Esqueçam isso, e levem para a vida civil apenas o que viram de bom, de correto. Façam isso e serão felizes.”

  2. Senhor!
    Vós que disseste ao Infante
    Dominai sobre todas as criaturas
    Fazei-me forte de corpo e alma
    Dai-me a graça de saber lutar com lealdade
    E vencer com justiça
    Mas se não merecer a vitória
    Morrer com dignidade
    INFANTARIA !
    BRASIL !!!

    Parabens guerreiro!

    Sd.2°RF Borba

  3. Muito bom o ato de bravura desse militar, as pessoas tem que dar mais valor para os soldados da aeronáutica e do exercito na minha opinião esse soldado de 2º classe tem que ser pelo menos promovido a Cabo, pois ninguém ia ter a coragem que ele teve de arriscar a própria vida.

  4. Porque este militar não foi condecorado com a medalha do pacificador como reage a sua portaria acima? Até o José Genuíno, condenado do mensalão, foi condecorado com esta medalha! Ou mesmo com a medalha da Vitória? Este diploma aí que o Cmt de OM e Diretor assina não vale de nada!! Qualquer um na função pode conceder, não reflete a homenagem justa do Exército Brasileiro a um jovem militar que arriscou sua vida em prol de um ser humano, Parabéns bravo soldado, que DEUS te abençoe sempre, Militares com este quilate deve ser seguido como exemplo por toda vida, Selva!!!

  5. Neste nosso Brasil de pessoas que, em sua maioria, são individualista ele fez muito mais do que deveria ter feito, pois outros iriam tirar fotos do acidentado e publicar na internet, ele não, ele foi muito humano e não mediu as consequências e é desses homens (instrumento de Deus ) que precisamos no nosso país, no nosso mundo! Parabéns jovem, que continue assim em sua jornada da vida, com certeza nós nos orgulhamos de você e mais ainda de sua família, pois você foi moldado assim pelos seus pais e ou outros familiares. Obrigado por você existir !

  6. Ele não teve treinamento.. digo isso porque servi a FAB por 4 anos, e lá não tem esse tipo de treinamento. A menos que ele seja do PARA-SAR, o que não é o caso. O cara teve coragem, determinação, iniciativa e outros adjetivos mais. Excelente atitude. Parabéns ao soldado.

  7. esse é um verdadeiro “Soldado”…pois, se um dia ele jurou salvar a Pátria com o sacrifício da própria vida…o ato dele nesse acidente…ele provou…seu juramento, pois, o irmão de farda (EB) que ele salvou, é na prática, no dia-a-dia a nossa Pátria, por que ambos fazem parte “dela”….Que Deus abençoe junto as ilustríssimas famílias.
    Obs: ele deve e tem que receber a Mealha do Pacificador com Palmas…em cerimônia cívica-militar na capital do Brasil.

  8. bravo zulu pelo ato de coragem, isso sim merece sair nos jornais, pois onde haviam pessoas sem atitudes você apareceu e salvou a vida do nosso irmão de arma, merece sim homenagens, meus parabéns amigo! BRASIL acima de tudo!

  9. Atitude do Sd foi comum a qualquer militar das Forças Armadas. Está de parabéns por ter cumprido seu juramento no ato de ingresso, salvando o companheiro, arriscando sua própria vida. Infelizmente a grande maioria da população brasileira não tem essa ação humanitária e solidária, tendo em vista o que foi relatado na reportagem.

  10. Parabéns Rodrigo, lindo ato de coragem e amor ao próximo.
    O mundo seria muito melhor se as pessoas fizessem aos outros oque gostaríamos que fizessem a nós.
    Obrigada por ser quem tu és.

  11. Muito bom soldado, pena que nos das forças armadas não somos valorizados como deveriamos ser,tinha que haver mais oportunidade para quem adora a profissão militar,meus parabéns merecia ser promovido pelo ato de heroísmos.

  12. pós e Eduardo no mundo em que vivemos a realidade é outra existem sim pessoas humildes ainda neste mundo que deus continue abençoando a vida deste militar sempre ele foi um exemplo para todos.jefferson

  13. No regulamernto das forças armadas há a promoção por ato de bravura. Se este não foi, já sei que nunca ninguém será. Só as punições que valem para os militares…

  14. Lindo o ATO do Soldado da AERONÁUTICA, ou melhor do HOMEM de DEUS, pois o verdadeiro reconhecimento só será mesmo do NOSSO PAI – DEUS, pois infelizmente por parte dessas INSTITUIÇÕES o reconhecimento não passará de um “Diplominha ou um Certificadozinho” de GUERREIRO CORAGEM. Pessoas com ATOS como esse deveriam ser melhor aproveitadas, mas infelizmente vai passar o tempo OBRIGATÓRIO de SERVIR a PÁTRIA e o mesmo será descartado. Pena que “é assim que funciona a coisa em nosso País”. DEUS com certeza continua e vai abençoar e muito este JOVEM HOMEM.

  15. O Exercito deveria da honras também aos médicos que trabalham em São Gabriel da Cachoeira Am e Tabatinga/Am, que fizeram concurso para atendetem militares e dependentes de militares e chegam nesses lugares e são obrigados a trabalhar para as prefeituras e estado de graça, são obrigados a fazer todos os atendimentos de urgência e emergência nas cidades e ainda como médicos legistas. Triste realidade, desabafo!!! Avisem isso para os amigos que estão vindo pro interior do Amazonas como aspirante. Eles não podem reclamar porque podem ser submetidos a alguma coisa, eu posso porque sou esposa e vejo meu marido triste a cada ida ao trabalho.

  16. Parabéns Bruno Rodrigo vc é um cara de muita coragem seu ato erotismo foi de plena bravura eu sou ex. SD da companhia de Policia do Exercito de salvador e nunca tinha visto um ato como esse fiquei muito emocionado com a sua atitude meus parabéns vc é uma pessoa iluminada que Deus lhe abençoe hoje agora e sempre.

  17. Parabéns Guerreiro da FAB! Nas Forças Armadas nem sempre os homens mais corajosos são os de maior patente. Neste episódio um militar não graduado demonstrou destemor ao salvar uma pessoa que nem sabia ser um irmão de armas.

    • A questão não é o tempo que cada soldado contribui na instituição pq isso ele mesmo já entra sabendo e sim o ato heroico que o soldado em questão teve de salvar uma vida.

  18. Muito orgulho, desse grande soldado, que Deus continue te abençoando. Você é um grande exemplo a ser seguido. Abraços do amigo de farda do RJ, Soares.

  19. Se fosse na polícia militar o soldado receberia uma promoção, mas na FAB o máximo que ele vai conseguir é enganar e cumprir os quatro anos dele e ir embora.

  20. Fui Soldado Da Força Aérea e esse é o nosso dever como militar ,se por em perigo pelo cidadão .
    Isso muitos só aprendem na Teoria e vc mostrou muita bravura Jovem , Que Papai do céu continue te iluminando com atitudes como essas que vc será muito recompensado , voce mudou o rumo de uma familia que poderia estar agora aos prantos e desequilibrada !!!
    Parabéns !!!
    Brasil Acima de Tudo
    Abaixo Somente de Deus !!!

  21. Fui Soldado Da Força Aérea e esse é o nosso papel se por em perigo pelo cidadão .
    Isso muitos só aprendem na Teoria e vc mostrou muita bravura Jovem , Que Papai do céu continue te iluminando com atitudes como essas que vc será muito recompensado , voce mudou o rumo de uma familia que poderia estar agora aos prantos e desequilibrada !!!
    Parabéns !!!
    Brasil Acima de Tudo
    Abaixo Somente de Deus !!!

  22. O Sd. Rodrigo deixou as fileiras da Aeronáutica,foi agraciado com a medalha Bartolomeu de Gusmão e hoje faz o curso de medicina o qual concluirá nesse ano de 2017.

DEIXE um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s