OPERAÇÃO Gota imuniza comunidades em locais de difícil acesso

PARA que todos tenham direito à vida

CERCA DE quatro mil brasileiros, de pelo menos 30 comunidades rurais, ribeirinhas e indígenas, que moram em locais de difícil acesso, deverão ser vacinados até o próximo domingo (dia 18), por meio da Operação Gota, parceria entre Ministério da Saúde e da Força Aérea Brasileira. Trata-se de uma ação de multivacinação que leva as 15 vacinas existentes nos calendários nacionais de imunização incluindo a campanha contra a poliomielite. As equipes de saúde no Amazonas são transportadas em helicóptero H-60 BlackHawk da FAB. As equipes atuam há 10 dias percorrendo lugarejos a partir da cidade de Tefé, a cerca de 520 quilômetros de Manaus.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Carla Domingues, ressalta a importância da parceria para que, com a meta de chegar aos locais mais distantes, 100% da população tenham acesso à imunização. “É uma oportunidade que temos de levar às vacinas a lugares de difícil acesso e garantir que crianças e mesmo a população adulta possam completar sua carteira de vacinação”. Em Tefé, a enfermeira Naiara Maksoud, que está no grupo de trabalho, aponta que a ação conjunta possibilita vencer as dificuldades. “A maior parte dessas comunidades é inacessível por terra. O transporte por via fluvial demora, às vezes, 15 a 20 dias. O helicóptero torna viável imunizar tanta gente”, explica a enfermeira Naiara Maksoud, da Secretaria de Saúde, que trabalha em Tefé. “Falamos de uma realidade de crianças que nunca foram vacinadas ou viram um médico na vida”, salienta a enfermeira. O planejamento é realizado de forma minuciosa. Tanto pelo pessoal de saúde quanto pelas tripulações da FAB a fim de atender o maior número de pessoas. Para atender alguns lugares, os profissionais de saúde precisam caminhar porque não há qualquer espaço nem para pouso de helicóptero. O Tenente-Aviador Jefferson Martinez, do Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7º/8º GAV), explica que o pouso acontece em geral em campos de futebol ou qualquer outro espaço onde caiba o helicóptero. “Estamos há duas semanas trabalhando o dia inteiro e é uma missão muito gratificante para todos nós. As pessoas agradecem nossa presença e ficamos muito satisfeitos em poder ajudar“.

Operação Gota – Esta ação de multivacinação, segundo o Ministério da Saúde, que acontece, desde 1993, em áreas de difícil acesso. Parceria entre o Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR) e o Ministério da Saúde, através da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunização, garante que as populações rurais e indígenas residentes nas áreas mais remotas do Brasil, tenham acesso ao Calendário Básico de Vacinação e ao Calendário de Vacinação para os Povos Indígenas. A ação de multivacinação leva as 15 vacinas existentes nos calendários nacionais de imunização incluindo: BCG, Hepatite B, Tetravalente (difteria, tétano, coqueluche, meningite), Poliomielite, Rota Vírus, Febre Amarela, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola) Dupla Adulto (difteria e tétano), Tríplice Bacteriana (difteria tétano e coqueluche), Meningocócica C, Pneumocócica 10 valente, Influenza, Pneumocócica 23, Varicela e Pentavalente (estas três últimas apenas para a população indígena). O Ministério da Saúde informou que, prioritariamente, atende localidades sem rodovia ou hidrovia, em que os profissionais de saúde levam mais de 15 dias de barco para acessar, além de regiões sem acesso aos serviços de saúde por mais de seis meses no ano. Outras áreas são aquelas onde existam barreiras naturais que coloquem em risco a vida ou integridade física dos profissionais ao transpô-las e locais de floresta que exijam que os profissionais de saúde fiquem incomunicáveis por mais de quatro dias consecutivos. (Fonte: Agência Força Aérea)

LOUVADO seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

LOID

Livre Opinião - Ideias em Debate

blogdogersonnogueira.wordpress.com/

Futebol - jornalismo - música - política - livros - cotidiano

%d blogueiros gostam disto: