BANT promove inclusão social de 200 estudantes da periferia de Parnamirim

BASE AÉREA de Natal promove inclusão social de 200 estudantes da periferia de Parnamirim Implantado em maio de 2009 na Base Aérea de Natal (BANT), o Projeto Forças no Esporte, uma iniciativa do Ministério da Defesa, completa este mês dois anos contribuindo para a inclusão social de 200 crianças e adolescentes residentes na periferia de Parnamirim. Uma das novidades introduzidas neste ano é a inauguração das aulas de reforço escolar nas disciplinas de matemática e língua portuguesa. O Programa Forças no Esporte é desenvolvido em 77 organizações militares das Forças Armadas distribuídas por todo o País e atende mais de 10 mil crianças crianças e adolescentes. O objetivo é fornecer condições para esses estudantes superarem a exclusão social, utilizando como uma das ferramentas o esporte. Na Força Aérea Brasileira (FAB) oito unidades participam do projeto. A BANT, por exemplo, iniciou as atividades em maio de 2009 com 100 estudantes, de ambos os sexos, na faixa-etária de 9 a 14 anos, matriculados na Escola Municipal Maria Fernandes Saraiva, localizada no bairro de Bela Parnamirim. Já no segundo semestre do mesmo ano, esse número dobrou com a inclusão de alunos da Escola Municipal João Gomes Neto, situada no bairro da Liberdade, também na periferia.

“O projeto aproximou a Base Aérea da comunidade, proporcionado a essas crianças, que vivem uma realidade social bastante difícil, a oportunidade de conheceram um novo mundo. Trabalhamos muito com elas valores como disciplina e respeito. Os resultados têm sido os melhores possíveis. Estamos formando cidadãos”, explica a Tenente Maria de Nazaré Nunes Moraes, coordenadora-adjunta do Projeto na BANT. As atividades do Projeto são desenvolvidas três vezes por semana em dois períodos. Às quartas-feiras ocorrem as aulas de reforço escolar das disciplinas de matemática e língua portuguesa com a participação de professores voluntários. Às terças e quintas-feiras são praticados futebol de salão, futebol de campo, judô, ciclismo, natação, voleibol e basquete, sempre no contra-turno escolar. Ou seja, quem estuda de manhã participa do Projeto no período da tarde e vice-versa. Os alunos recebem também duas refeições diárias. Toda a prática de esportes é monitorada por estagiários de educação física da Universidade Potiguar (UNP).

“Sinto-me muito honrada em trabalhar com essas crianças e tenho um carinho especial por elas. Algumas chegaram aqui no início do projeto muito rebeldes e hoje percebemos que elas mudaram bastante e estão mais abertas para dialogar. Está sendo uma experiência muito boa”, afirma a estagiária da UNP,Camila Cardoso. Após dois anos, o Projeto Forças no Esporte na BANT começa a frutificar tornando-se motivo de comemoração pelos pais dos alunos.

“Meu filho mais velho, de 15 anos, era meio rebelde, mas melhorou muito. Passou a entender e aprendeu a ter limites”, explica a dona de casa Kátia Suerda da Silva que tem três filhos no Projeto. Os próprios participantes do Programa já sentem as melhorias em seus comportamentos e mesmo diante da realidade difícil enfrentada no dia a dia acenam com a esperança de um futuro mais promissor .

 “Eu só ficava em casa assistindo televisão ou na rua. Antes eu era muito brigão, bagunceiro, mas hoje sinto uma diferença muito grande. Participar desse projeto melhorou muito a minha vida”, explica Johnny Nunes da Silva, 13 anos.

“Pretendo me tornar uma advogada”, completa Patrícia Alves Bezerra. (Agência Força Aérea — www.fab.mil.br)

LOUVADO seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

LOID

Livre Opinião - Ideias em Debate

blogdogersonnogueira.wordpress.com/

Futebol - jornalismo - música - política - livros - cotidiano

%d blogueiros gostam disto: