PETRÓPOLIS homenageia a Força Aérea

A atuação da Força Aérea Brasileira em apoio às vítimas das chuvas na Região Serrana do Rio de Janeiro foi reconhecida e homenageada na tarde de hoje pelo município de Petrópolis. O Prefeito Paulo Mustrangi visitou o local onde estão instalados o Hospital de Campanha da Aeronáutica (HCAMP) e a Unidade Celular de Intendência (UCI). Ele participou de uma solenidade cívico-militar e ressaltou a relevância da atuação dos militares no Distrito de Itaipava.

“Isso é uma demonstração clara da importância das Forças Armadas. Cabe dizer o quanto esse país tem que ter orgulho desses militares que servem dentro das Forças Nacionais. Esse sentimento de civismo, de Pátria, nos orgulha acima de tudo por sermos brasileiro e por ter em vocês, homens e mulheres de coragem, de logística, mas que também têm o sentimento bonito de solidariedade por aqueles que sofrem”, destacou Mustrangi durante a cerimônia.

Ao abordar a desmobilização do HCAMP, ele destacou que o Hospital de Campanha foi fundamental até o restabelecimento dos serviços municipais. “Neste momento, a rede de saúde está funcionado perfeitamente, com atendimento básico e de média e alta complexidade. O Hospital de Campanha veio em um momento que nós precisávamos ter este apoio e foi muito importante para todos”.

“A Força Aérea agiu tanto referenciando a nossa atenção básica quanto a nossa retaguarda hospitalar, se integrando perfeitamente à nossa rede. Tivemos um trabalho harmônico em todos estes dias e, com certeza, para os pacientes que foram atendidos, isso foi extremamente importante, porque não faltou o apoio necessário em todas as etapas e níveis de complexidade”, ressaltou a Secretária de Saúde de Petrópolis, Aparecida Barbosa da Silva.

Durante a cerimônia, o Prefeito entregou ao comandante da operação, Major-Brigadeiro-do-Ar Luis Antonio Pinto Machado, uma placa, na qual externava “sua gratidão à Força Aérea”. “O importante para nos foi perceber que os homens e as mulheres que aqui estiveram se doaram, se envolveram com a nossa comunidade, estando permanentemente solidários à situação que estávamos enfrentando. Então, deixo aqui a minha gratidão e o meu muito obrigado”, enfatizou Mustrangi.

“Esse reconhecimento, todos nós que estamos aqui, jamais esqueceremos. Quando preciso for, estaremos presentes, porque a missão do homem SAR é saber que sempre alguém estará esperando que nós cheguemos lá para ajudá-lo em qualquer momento de perigo”, afirmou, durante a cerimônia, o Major-Brigadeiro Pinto Machado. O Oficial General também lembrou como foi o início da missão em Itaipava.

“Os primeiros momentos foram difíceis porque a tragédia foi dantesca. Muito foi desolado e nos imaginávamos o quanto poderíamos ajudar para minorar o sofrimento de tantos e tantos que sobreviveram. Foi um consolo imenso poder de alguma maneira trabalhar pela recuperação dessa Região Serrana, pelo engrandecimento da Força Aérea e sobretudo pela glória do nosso Brasil”.

Para quem acompanhou de perto atuação da Aeronáutica, o ponto de maior destaque foi a dedicação de seus militares. “Além de dar cobertura na locomoção, no resgate das pessoas, no atendimento e na assistência, percebi que são pessoas que têm sensibilidade. Mesmo acostumadas a atuar nas grandes tragédias, não perderam a ternura, a simplicidade, a humildade e esse sentimento de solidariedade que ficou muito latente aqui na nossa cidade. Posso dizer que nós temos nas Forças Armadas instituições que nos garantem muita tranqüilidade”, garantiu a Secretária de Saúde.

 

(Agência Força Aérea / www. fab.mil.br)

 

LOUVADO seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Anúncios

DEIXE um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s