A FAB salvou nossa vida

NASCEMOS de novo. O pessoal da FAB salvou nossa vida”, diz piloto civil acidentado no Pará.

Eis uma tarde de emoção de sobra.

31 de outubro, domingo. Em pouco tempo, um pouso forçado para esquecer… seguido de um resgate para lembrar para toda a vida. Os pilotos civis Roberto Busellato e Paulo Zarutzki viveram uma situação dramática com uma pane de motor na aeronave sobre a cidade de Oriximiná (PA). A bordo de uma aeronave PA-31, faziam serviço de aerolevantamento. Eles realizaram o pouso forçado no leito do rio em uma área enlameada. Na mesma tarde ouviram o som do helicóptero H-60 Black Hawk da FAB para serem salvos. “Nascemos de novo. Não víamos direito. Só ouvimos o barulho do helicóptero porque nossos olhos estavam enlameados. O pessoal do resgate salvou a nossa vida. Eles são a salvação de muitos aviadores”, disse Busellato. “Foi muito gostoso ouvir o barulho do helicóptero. Agradecemos muito o que eles fizeram por nós”, afirmou Zarutski.
O resgate dos tripulantes é resultado de uma intensa e imediata operação montada pela Aeronáutica, que envolveu homens em terra e nos céus. Em terra, a equipe do CINDACTA 4, em Manaus, acionou militares do Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de aviação. Havia uma importante pista da possível localização da aeronave desaparecida. Existe um equipamento dentro do avião, chamado ELT, que emite um sinal eletrônico via satélite.

Em segundos, o pessoal da Salvaero havia recebido as coordenadas geográficas. “O objetivo de todo o sistema é encontrar e resgatar sobreviventes. Foi muito gratificante saber que eles estavam bem e que valorizam a utilização dos equipamentos do avião, como o ELT”, disse o Tenente Edvaldo Cardoso.

Militares especializados em busca e resgate equiparam-se e em poucos minutos decolaram com o helicóptero H60 Black hawk para a área do pouso forçado. Uma hora e meia depois, eles avistaram o avião e os tripulantes em meio à lama. Ele explicou que foi preciso retirá-los de guincho. “As coordenadas geográficas foram bastante precisas e chegamos exatamente sobre a aeronave acidentada”, disse o Tenente-Aviador Elson Andrade. O Tenente Jail Masine, também piloto, ficou muito feliz com o desfecho da missão. “Salvamos dois pais…São duas famílias. Não tenho palavras”.

Os dois resgatados têm dois filhos cada um. Voltam nesta semana para Curitiba, onde moram. O sistema de salvamento da Aeronáutica fica em prontidão 365 dias do ano, 24 horas por dia.

Fonte: Agência Força Aérea

(Extraído do portal institucional do Comando da Aeronáutica, em 11nov.2010)

 

LOUVADO seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: