TIMÃO, o fenômeno de popularidade

EXISTEM neste Brasil assuntos realmente polêmicos. Um deles é futebol. Recentemente os jornais divulgaram uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, que mostra a torcida do Flamengo com 17% dos brasileiros contra 14% de corinthianos. Como a margem de erro é de 2%, teoricamente os dois clubes estão empatados tecnicamente em popularidade No entanto, também pode ser 19% para o Flamengo contra 12% para o Corinthians. O que dá pra rir dá pra chorar, diz o saber popular. Os milhões de adeptos do Sport Club Corinthians Paulista festejam os números.
Pois bem, vamos ao xis da questão. Causa estranheza, observando atentamente os números relativos aos aficionados da Portuguesa de Desportos, que se apresentam maiores que os de outros clubes reconhecidamente bem mais populares como Coritiba, Atlético Paranaense, Bahia, Fortaleza e Ceará. Ora, pelo sucesso recente dos times paranaenses, queremos crer que esses números não estejam dentro da realidade; o mesmo dizemos quanto a alguns times muito populares de outros centros do país, como Goiás, Vitória, Sport Recife, Paysandu e Remo.
Tenho agora a notícia de que o Datafolha reconheceu o erro nos números da Portuguesa e já pediu desculpas ao Clube. Esse deslize por si só já depõe contra o trabalho divulgado pelo instituto de pesquisa. Outra estranheza é a diferença apresentada entre o número de simpatizantes do Cruzeiro em relação ao Atlético Mineiro, seu rival histórico em Minas. 4,4 contra 2,5% (?!). Será que a torcida do Atlético, outrora o mais popular das Minas Gerais envelheceu tanto assim?
Desconfiados desses números, fomos atrás de outras pesquisas. Achamos uma outra, promovida pelo Instituto Gallup (http://gallupnobrasil.blogspot.com), há apenas dois anos, por encomenda da Editora Ática, bem mais representativa, e, na nossa opinião, consequentemente mais digna de crédito. Primeiro que não cometeu uma lambança dessas, divulgando números enganosos para depois vir a público pedindo desculpas (o leite já está derramado). Outros dados das duas pesquisas também nos inclinam ao trabalho do Gallup: Ouviu 34.687 pessoas, contra 2.600 do Datafolha; pesquisou em 1.940 municípios contra somente 144 do Datafolha; a pesquisa começou em janeiro e foi concluída em maio de 2008, enquanto a do Datafolha consumiu somente dois dias; na pesquisa do Gallup foram citados 419 clubes de todo o Brasil, incluindo interior; na do Datafolha, não sabemos.
A quem interessa esta última pesquisa? Acreditamos nós que ao Corinthians, até por neste ano completar um século de existência, e ter no seu elenco jogadores do nível de Ronaldo e Roberto Carlos. De fato, tudo indica que realmente ocorreu um crescimento da torcida corinthiana nos últimos anos, aproximando-se à flamenguista. São duas grandes equipes do desporto brasileiro, marcas poderosas e extremamente populares. Como tudo, o futebol não poderia ser diferente. Do centro (econômico) para a periferia (demais unidades da federação brasileira); é assim que a banda toca. Quanto a isso, nenhuma objeção. O que discordamos, todavia, é quanto ao número de adeptos, simpatizantes ou torcedores das centenas de outros clubes espalhados pelo Brasil adentro. Aí está o xis do problema.
Sabemos, pela experiência, que o brasileiro, em boa parcela, simpatiza por mais de um clube, principalmente sendo habitante das regiões situadas fora do eixo Rio – São Paulo. Quem mora no interior do Ceará, por exemplo, torce por um time do seu Estado ou da sua cidade, outro do Rio e outro de São Paulo. Isso é um comportamento bastante comum no torcedor brasileiro. Nesse sentido o trabalho do Gallup, por ter sido mais abrangente (bem mais) merece todo o crédito. Vejamos:
A pesquisa traz uma grande diferença em relação às outras, pois considera o verdadeiro torcedor e não apenas o que simpatiza com o clube. Torcedores que se declaram simpatizantes de mais de um clube, definiram também qual ordem de preferência entre eles, sendo considerada a primeira como dado fundamental da amostra. (blog do Gallup).

Fiquem com Deus. Agora vou tomar um cafezinho.

Anúncios

DEIXE um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s